Guias e Portais

Matérias » Cerimônia e Festa

Diferentes estilos de casamento, qual é o seu?

O tipo de casamento reflete a personalidade dos noivos. Para ajuda-los a decidir, listamos aqui, 8 estilos diferentes com várias sugestões e ideias.

Escolher o tema e o estilo do casamento é a base de todas as outras decisões (maiores e menores) no que diz respeito ao grande dia: decoração, trajes, convites, flores… Enfim, existem mil e um pormenores que devem estar harmoniosamente combinados para que tudo esteja perfeito.
 
Aqui estão os estilos de casamento mais populares entre os noivos. Quer escolher o seu?
 
1. Clássico
1 _2_.jpg
 
Se vocês sempre sonharam com um casamento que siga o protocolo, cumprindo todas as tradições, este é provavelmente o seu estilo. Para a recepção, o ideal seria escolher um sítio no campo.
 
Quanto à decoração, num casamento mais conservador, podemos recorrer ao branco e ao creme, bem como aos tons pastel e às tradicionais rosas, acompanhadas de algumas folhagens verdes.  O uso de castiçais e lustres como elementos decorativos, embora opcional, pode dar um toque adicional.
 
Uma noiva clássica terá um vestido tradicional, com cauda e um véu relativamente grande. Já o noivo usará um terno completo, ou meio-fraque, de cor escura.
 
2. Romântico
2 _1_.jpg
 
Os casais mais românticos podem optar por uma cerimónia onde o amor esteja em cada detalhe, abusando das flores na decoração, que deve seguir tons pastéis.
 
Globos de papel, velas ou lanternas (para casamentos ao fim de tarde e noite) conferem ao ambiente esse tom romântico que procuram. Para um pouco mais de magia, porque não substituir o arroz por bolinhas de sabão?
 
3. Campestre
3 _1_.jpg
 
Os casamentos campestres são ideais, evidentemente, para celebrações ao ar livre. Têm a grande vantagem de se poder contar com a natureza como pano de fundo o que é, por si só, uma decoração lindíssima.
 
Os materiais usados já podem ser menos elaborados, como tecidos rústicos e móveis de madeira escura como apoio.  Flores silvestres de várias cores, darão um tom descontraído e alegre.
 
Seus convidados vão sentir o clima agradável e simples da vida no campo!
 
4. Boho chic
4 _1_.jpg
 
Para os noivos hippies e boemios. É um estilo que vem ganhando cada vez mais seguidores. Trata-se de criar um ambiente colorido e espontâneo que evoque os anos 60 e 70 com um pouco de contemporaneidade.
 
O local escolhido será no meio da natureza e não existe nenhuma regra a seguir. Os trajes serão fluídos e descontraídos podendo até dispensar o uso de sapatos, por exemplo.
 
5. Urbano
5 _1_.jpg
 
Para noivos modernos que adoram a vida na cidade. Pode ser celebrado num hotel, num salão de um museu ou biblioteca, mas sempre tendo como fundo a vida urbana.
 
Fotografias que mostrem a cidade como cenário vão ser uma constante em seu álbum de fotos, especialmente se escolherem um local de arquitetura moderna. Podem até trazer obras de arte contemporânea para completar a decoração.
 
Trajes de vanguarda, com linhas modernas que inspirem movimento.
 
6. Shabby chic
6 _1_.jpg
 
Este é um estilo que surgiu na Inglaterra, inspirado nas grandes casas de campo. Traduzindo ao pé da letra, é um estilo “chique esfarrapado”, mas a verdade é que cada pormenor é pensado. Para este tipo de celebração, o ideal será escolher um local ao ar livre ou com muita luz natural.
 
Também aqui o uso de móveis antigos é fundamental e as flores estão presentes em todos os detalhes. Use e abuse das rendas e dos tons de rosa e salmão.
 
7. Vintage
7 _3_.jpg
 
Os casamentos vintage ou retro, remetem-nos para os anos 20 a 50. Os móveis de aspeto antigo e as cores de tons envelhecidos serão a base para este tipo de decoração.
 
Podem usar elementos (quer decorativos, quer acessórios) que sejam de família, de preferência com alguns anos. As molduras fazem parte da decoração deste estilo, incluir ou não as fotografias será uma decisão do casal.
 
8. Temático
8 _1_.jpg
 
Aqui não existem linhas definidas sendo que tudo vai de encontro ao tema que os noivos escolheram para o seu casamento. Cinema, mar, viagens, super-heróis, esportes, música… enfim, aquilo que realmente seja a paixão do casal, será o mote do casamento. Depois é só fazer com que cada detalhe lembre os convidados do tema escolhido.
 
Opções dadas, o que vocês preferem?