Guias e Portais

Matérias » Destinos Românticos

A romântica, relax e alegre Jamaica

A língua oficial é o inglês, e sua moeda, o dólar jamaicano, é muito desvalorizado se comparado ao dólar americano, portanto, para o turista que pretende fazer compras, a Jamaica é um ótimo lugar. O Coronation Market, em Kingston, a mãe de todos os mercados confusos do planeta, é o lugar perfeito para adquirir alguns suvenires da cultura local. Kingston não é nem bela, muito menos segura, então boa parte dos turistas só a conhece pela janela do avião. Para aqueles que se aventurarem por ela, as opções vão desde praças e monumentos históricos a algumas praias, como a ilhota de Lime Cay, a 15 minutos de barco da capital. Não deixe de visitar o museu do cantor de reggae Bob Marley, que foi feito dentro do estúdio do artista, maior ídolo do país.
 
Em Montego Bay, ou MoBay, ao norte da ilha, reserve um tempo para conhecer a Cockpit Country. O lugar é tão incrível que abriga cachoeiras, cavernas e um grande bosque de pedras enriquecido pela fauna e flora nativas. Já em Negril, a música contagia os turistas, que começam a entrar no ritmo sem ao menos perceber. A cidade é alegre e suas praias, encantadoras. De Bloody Bay, de areais brancas e águas transparentes, a Cousin´s Cove, o visitante terá uma experiência muito agradável e divertida.
 
Outra atração imperdível é a cidade de Ocho Rios e suas belas riquezas naturais. A Baía do Descobrimento, as cachoeiras do Rio Dunn e a Dolphin Cove são as grandes atrações locais. Para os amantes do reggae, vale a pena reservar um tempo e ir até Nine Miles, local onde Bob Marley nasceu e que está a apenas duas horas de Ocho Rios.
 
Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para a Jamaica. É preciso fazer conexões nos Estados Unidos, pela American Airlines, ou no Panamá, pela Copa Airlines, para chegar em Kingston. Optando pela viagem pelos EUA, é necessário visto de entrada americano de lazer ou negócios.
 
MONTEGO BAY
 
A região de MoBay, como é carinhosamente chamada pelo nativos, está localizada a noroeste da capital Kingston. A cidade, que é considerada a capital turística da ilha, também é conhecida por abrigar o maior festival de reggae do mundo, o Reggae Sumfest, que completará 20 anos em 2012. Nela, estão localizadas algumas das praias mais procuradas da Jamaica, como a Walter Fletcher, que fica dentro do Parque Temático Aquasol e a Doctor´s Cave Bay, no Parque Marinho de Montego Bay. A primeira, de águas tranquilas e areia fina, é perfeita para quem procura diversão. Lá, é possível alugar jet skis, andar de banana boat e pular de trampolins aquáticos. Já a segunda, que ficou conhecida por conta da lenda de que suas águas curavam qualquer doença, conta com uma bela estrutura de restaurantes, lojas e chuveiros de água doce, além de estar localizada na zona Hip Strip. Essa área é muito frequentada por turistas e abriga restaurantes, clubes noturnos e campos de golfe. À noite, todo mundo dança ao ritmo do reggae. Para quem gosta de compras, o Pier One reúne várias lojas, restaurantes e uma marina. Também guarde um tempo para conhecer o Bob Marley Experience & Theatre, que fica no Half Moon Shopping Village, complexo de compras e entretenimento onde há um teatro exclusivo para fãs do cantor.
 
Outra experiência muito fascinante está em Falmouth, mais precisamente na Laguna Luminosa. A lagoa é rodeada de um pântano com milhares de organismos que emitem luz e promovem um verdadeiro show da natureza.
 
NEGRIL
 
Negril, a 240 km da capital Kingston, mistura tranquilidade com musicalidade. O reggae está presente em todos os lugares, tanto nas ruas como nas praias, e a natureza preservada do lugar inspira turistas e nativos. Um dos destinos mais procurados é a Bloody Bay. Esta baía de águas calmas e areia muito branca, tem a vegetação preservada, apesar do grande números de resorts, e é um dos cartões postais da Jamaica. A praia de 7 Mile Beach também é perfeita para quem pretende relaxar. Para aprender um pouco mais sobre a cultura rastafári, é possível fazer um city tour com um guia local, que levará o turista aos lugares históricos de Negril, como o farol centenário da cidade.
 
Apesar do ar um tanto hedonista da região, há várias opções para crianças, como o parque aquático Kool Runnings e o parque Royal Palm Reserve, onde é possível observar a fauna e flora locais. A cidade de Negril também é o destino jamaicano mais procurado por mergulhadores. Deep Plane, The Arches, Ballard’s Reef e Gallery são os lugares mais conhecidos, seja por seus corais coloridos ou pela diversidade marinha. Experimentar um pouco da cultura local também nunca é demais, portanto, não deixar de visitar as destilarias de rum e a estátua de Peter Tosh, outro ícone do reggae jamaicano. Uma atração à parte é o dramático encontro do mar com as falésias em West End Road. Junto ao quase mitológico Rick’s Café – destruído por dois furacões, você poderá ver jovens sem muito juízo dando longos mergulhos a partir dos penhascos e o pôr-do-sol mais encantador da Jamaica. Têm gente que até aplaude...
 
Como chegar
A forma mais prática de se chegar em Negril é alugando carro em Montego Bay ou fazendo parte de uma excursão.
 
OCHO RIOS
 
Já ouviu falar nos rastafáris? Pois bem, em Ocho Rios é comum se deparar com vários deles. O penteado mundialmente famoso foi criado no país e, para entrar na onda, é só decidir o modelo da concha que deseja colocar nos cabelos. A cidade, que é a porta de entrada dos grandes transatlânticos, é instigante. Na Dolphin Cove, um aquário marinho natural construído na praia, é possível nadar com tubarões, arraias ou golfinhos. Para realizar este mergulho excêntrico basta ter uma pitada de coragem e escolher o animal favorito. Umas das mais belas baías do país, Discovery, está em Ocho Rios. O nome do local é alvo de polêmica. Até hoje disputa-se se esse foi o primeiro lugar da Jamaica que Cristóvao Colombo visitou ou outro lugar, 10 km a leste. Dúvidas exotéricas a parte, a região reserva sua dose de aventura. Descer as cachoeiras do Rio Dunn é uma atração imperdível. Ao fim da descida, chega-se em uma praia de mar bem azul que recompensa todo o esforço. Para levar alguma lembrança da cidade, o melhor lugar é o Craft Park, um mercado aberto. Reservar um tempo para dar uma passada por Nine Miles também vale a pena. A apenas duas horas de carro de Ocho Rios, a vila onde nasceu Bob Marley abriga um museu dentro da antiga casa do cantor.
 
Como chegar
As formas mais fáceis de se chegar em Ocho Rios é através de carro alugado, a partir de Kingston ou Montego Bay.
 
Informações importantes
Línguas: Inglês
Moeda: Dólar jamaicano
Visto: Não é necessário
Saúde: Exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
 
Embaixada oficial no Brasil:
Av. Rio Branco, 99, Centro - Rio de Janeiro/RJ
(21) 2122-8464
http://www.consuladodajamaica.com.br
 
Melhor época para visitar: Quase sempre faz calor. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25º. Os melhores meses para fugir dos preços altos são maio e junho. Há furações na região, a temporada vai de julho a novembro, consulte a meteorologia ou seu agente de viagem antes de embarcar.