Guias e Portais

Matérias » Comportamento

7 coisas que você não deve fazer com o celular durante um casamento

Smartphones, sites, blogs... a tecnologia tem desempenhado um grande papel no planejamento e produção de casamentos. A cada dia empresas criam novos produtos na tentativa de facilitar diversos problemas que os casais enfrentam até finalmente subir ao altar e fazer com que o processo seja menos estressante. Porém, por mais que a tecnologia ajude a comunicação com fornecedores e convidados, ela também pode atrapalhar o sucesso da festa. Atualmente não é raro ver convidados que, tão entretidos com seus dispositivos móveis, chegam a ignorar os noivos e a etiqueta social. Se você acha que é exagero, veja a lista feita pelo jornal Huffington Post, que mostra como a tecnologia pode estragar um casamento.
 
Deixar o celular tocar durante a cerimônia
Apesar de óbvia, é preciso mencionar esta gafe porque ela continua acontecendo o tempo todo. Deixar que seu celular toque ou emita qualquer barulho enquanto os noivos trocam seus votos é algo extremamente constrangedor e vai atrapalhar um momento importante e especial para o casal que convidou você para compartilhar isso com eles.
 
Mandar mensagens durante a cerimônia
Mesmo que você ache que está sendo discreto, as pessoas vão notar. As possibilidades de que a sua mensagem seja mais importante do que está acontecendo no altar são bem pequenas, o que significa que ela pode esperar por meia hora.
celular3.jpg
Twittar durante o casamento
Você está em um casamento e não em uma premiação da MTV. Então, não é necessário atualizar constantemente seu feed do Twitter com cada detalhe do evento. A não ser que seja um pedido específico dos noivos, eles provavelmente não ficarão honrados com sua descrição de 140 caracteres sobre o grande dia deles.
 
Bancar o paparazzi
Registrar alguns momentos da festa em seu smartphone é uma ótima maneira de capturar imagens legais que vão relembrá-lo do casamento de seus amigos. No entanto, tirar fotos durante momentos especiais da cerimônia exige muita discrição. Em geral, os noivos preferem que você não assista ao casamento através de uma câmera na frente do seu rosto, por isso eles contratam profissionais. Seja consciente de quando é legal ou não tirar fotos. Os noivos não têm expectativa de que você irá fazer uma cobertura completa do casamento, e sim que participe e compartilhe com eles esse momento especial.
celular2.jpg
Criticar a festa pelo Facebook
Odiou o salão? Achou que a escolha da música da primeira dança foi ruim? O bolo estava doce demais para seu paladar? Guarde para si e não faça nenhum comentário sobre isso em nenhuma rede social, pois seria indelicado e falta de educação.
celular1.jpg
Postar fotos ou vídeos não lisonjeiros ao casal
Você tirou uma foto em que os noivos estão horríveis? Ao contrário do que você pode achar postar isso no Facebook não será engraçado, mas sim desagradável para os noivos que trabalharam duro para estar em sua melhor forma no grande dia.
 
Checar o placar de qualquer evento esportivo que está perdendo
Mesmo que seja o jogo mais importante da temporada para o seu time do coração, usar seu smartphone para se manter conectado à partida durante o casamento é desrespeitoso. Isso dará a impressão aos outros convidados e aos noivos de que você preferia estar em casa assistindo o jogo do que lá celebrando a felicidade deles. A quantidade de vezes que você olha para o placar não fará com que a pontuação mude. 
celular4.jpg